O fechamento do mês de setembro trouxe um número alarmante em relação a roubos e furtos de veículos em Salvador e Região Metropolitana (RMS). Conforme os dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), através do boletim diário no site do órgão, durante os 30 dias foram registrados 392 casos, uma média de 13 por dia.
O número é quase cinco vezes maior do que o apresentado no mesmo período do ano passado. Segundo os dados do órgão, em setembro de 2016 foram contabilizados 82 furtos e roubos de veículos na capital baiana e municípios vizinhos. Ou seja, 310 casos a menos quando comparado com o atual quadro.
Com base nos números de 2017, no mês destacado, a maioria dos casos, cerca de 84%, são de roubos, quando há violência e/ou ameaça. Do total, 331 registros foram com esse tipo de crime e 61 furtados.
Em relação às localidades dos crimes, o maior número de roubos e furtos são praticados em bairros de Salvador, mais precisamente 323 casos do número total. Enquanto os outros 69 registros foram feitos em municípios vizinhos da capital, como Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas, em sua maioria.
Já sobre os alvos, os motoristas de carros continuam sendo as principais vítimas. Prova disso é que 85% dos roubos e furtos são desses tipos de veículos, mais precisamente 337, de diferentes marcas e modelos, contra 55 registros de crimes contra motociclistas.
Em contrapartida, 186 veículos, entre carros e motos, foram recuperados pela polícia durante os 30 dias do mês. O número corresponde a cerca de 47% do total furtado e roubado no período. No entanto, os veículos recuperados nem sempre são os mesmos que foram tomados de assalto no determinado mês.