Cerca de 300 prefeitos baianos devem participar de uma manifestação nesta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), para defender o reajuste de repasses dos Programas Federais e Estaduais aos municípios. Realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), os prefeitos visam garantir o Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM). O encontro acontece às 8h, na sede da UPB. Em seguida, os gestores baianos irão marchar em direção a ALBA e serão recebidos no plenário da casa legislativa, em sessão especial para discutir a pauta de reivindicações.
Segundo o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), o movimento busca também discutir com os deputados as propostas de Emendas e Projetos de Lei em tramitação na Câmara e no Senado Federal.
“Esse movimento busca um socorro financeiro aos municípios. A queda de receita foi muito brusca e colocou os municípios da Bahia em situação financeira difícil. Alguns prefeitos tiveram que demitir, outros estão com salários atrasados, com fornecedores atrasados, sendo que tudo isso é por conta da crise”, comentou. Eures também comentou sobre o fundo de arrecadação aos municípios. Para ele, a baixa arrecadação dificultará o fechamento das contas de 2017.
No encontro, os prefeitos também irão discutir sobre a distribuição dos royalties do petróleo e o aumento de verbas na área da saúde e educação.