Foto/Reprodução Facebook
Os servidores do município de Candeias, na região metropolitana de Salvador, realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (19), em protesto contra o reajuste zero. Centenas de servidores participaram do ato, carregando cartazes com mensagens de protesto que teve início, por volta das 8h, na rua Teixeira de Freitas, em frente ao posto Médico Luís Viana Filho, e seguiu em direção a praça Dr. Gualberto Fontes.
Em greve há 28 dias, a categoria reivindica reajuste salarial de 17%. Na última rodada de negociação, realizada no dia 8, sem acordo e os servidores decidiram manter a greve. Em entrevista à uma rádio local, na última sexta-feira (16), o prefeito do município Pitágoras Ibiapina, alegou que está com o índice de despesa de pessoal e encargos sociais acima do teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o que impossibilita conceder o aumento aos servidores.
Além do reajuste, os trabalhadores solicitam a elaboração imediata do plano de cargos e salários e realização de concurso público para provimento das vagas, auxílio transporte e fardamento para todos os servidores, implantação da guarda municipal e mudança de nomenclatura de vigilantes municipais para guarda municipais, dentre outras reivindicações.
Matéria/Cristiane Cardoso