Em comemoração aos 29 anos de emancipação política de Madre de Deus, que o prefeito Jeferson Andrade entregou na manhã da última sexta-feira (8), a Universidade da Terceira Idade (com foco no público acima dos 50 anos) e entregou também o Centro de Convivência do Idoso totalmente requalificado.
A Uniativa tem o objetivo de devolver a autoestima de um público muitas vezes deixado de lado pela sociedade e que não são mais reconhecidos pela sua força de trabalho e contribuição com a sociedade.
Nesse primeiro semestre, a Universidade da Terceira Idade irá disponibilizar cursos de Gastronomia e Reformas e Reparos, tendo como parceiros a UNEB, SEBRAE E SENAI/FIEB.
Já o Centro de Convivência, contará com atendimento especializado, odontológico, psicossocial, médico, academia da saúde, aulas de imagem e arte, corpo e movimento, entre outras atividades.
“Eu agradeço demais ao prefeito Jeferson Andrade por essa oportunidade de implantação da Uniativa. Estamos dizendo com essa Universidade que a vida não termina aos 50, aqui em Madre de Deus é só o início”, frisou a Secretária de Desenvolvimento Social, Naiara Cardoso.
O deputado federal, Claudio Cajado (PP), disse que o prefeito Jeferson foi muito feliz no projeto. “Tenho andado por toda a Bahia e também boa parte do Brasil como deputado federal e não vi em outros lugares o que o prefeito Jeferson acabou de entregar aqui em Madre. Uma Universidade para Terceira Idade é sinal que todas as faixas etárias são cuidadas pela gestão. Vou levar essa notícia ao púlpito de Brasília para que todos saibam o que tem em Madre de deus”, ressaltou.
O prefeito Jeferson voltou a frisar que os idosos não têm recebido do país seu devido valor. “Infelizmente no nosso país não valorizamos os nossos idosos como eles merecem, muitas vezes quando chegam aos 50 anos são abandonados e descartados pelo mercado de trabalho, é isso que não quero ver aqui, por isso que sonhamos e realizamos esse projeto. Aproveitem o que há de melhor está aqui para darem um novo significado as suas vidas”, encerrou.
O vice-prefeito, Jailton Polícia, disse em entrevista exclusiva ao portal Madre Notícias que o perfil da gestão é cuidar das pessoas independentes de período eleitoral. “Fizemos questão de olhar para um público que poucos olham. E sabemos que também iremos chegar a terceira idade. É um projeto audacioso e que certamente ficará na história desse município e dessa gestão”.
Além dos já citados, estiveram presentes o ex-secretário de Governo Nilton Bastos, representantes do Senai, Sebrae e Uneb; os vereadores do município Joyce Filho de Seu Hélio, Paulinho de Nalva, Renato de Martins, Pastor Melk, Anselmo Duarte, Claudia Copque e Jodiane Alves, o Padre Vilauba Alves, além dos Secretários e comunidade.