A intenção do PSC de viabilizar seus candidatos em uma chapinha com partidos menores quando abandonou de última hora o chapão da Oposição pensou em quase tudo. Porém, esqueceu um pequeno detalhe: colocar na conta o peso da máquina no interior.
Elmar Nascimento controlando a Codevasf no estado e José Carlos Aleluia com influência direta sobre o Dnocs cresceram nas cidades médias e pequenas e agora também estão com caminho livre para avançar sobre as bases dos ex-aliados.
O sinal de alerta já foi ligado no partido e a expectativa mais realista de fazer um federal já é vista sob ameaça. O clima com os outros partidos da chapa (PTB-SD-PPL-PRTB) também não está nada bem com a sinalização de desistência de candidatos que engordariam o coeficiente.
Para evitar a tragédia, o partido pode até mesmo colocar a candidatura de Irmão Lázaro na mesa para reabrir o dialogo com Neto e Zé Ronaldo. O caminho passaria pelo presidente nacional da sigla, Pastor Everaldo, que ainda mantém boa relação com os principais caciques democratas em Brasília.