Um número para chamar atenção foi anunciado na tarde desta quinta-feira (20), pelo próprio de Madre de Deus, Jeferson Andrade, ao tomar conhecimento da decisão favorável às suas contas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), relativas ao ano de 2017. Essa é a sétima vez consecutiva que gestor municipal tem as contas aprovadas pelo órgão fiscalizador.
As contas de Jeferson foram analisadas pelo conselheiro Raimundo Moreira, onde o mesmo apontou que o gestor teve o gasto com pessoal na casa dos 51,58%, ficando abaixo do limite de 54%, definida pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Outro ponto destacado no parecer favorável do conselheiro foram as obrigações constitucionais e legais cumpridos pelo gestor, a exemplo da manutenção e desenvolvimento do ensino que foram investidos 29,06% da receita cumprindo o mínimo de 25%.
Já nas ações e serviços públicos de saúde o investimento foi de 21,53% dos impostos e transferências, superando, portanto, o mínimo de 15%. E, na remuneração dos profissionais do magistério foi aplicado a totalidade dos recursos recebidos e mais 14,95% do saldo apurado no ano.
“Isso é para se orgulhar! Isso é fruto de trabalho sério e com compromisso. Não faço política de oba oba e não abro mão de fazer política séria, daquilo que eu acredito e me coloco no lugar do cidadão. Desde de 2011 que o TCM validam nossa administração como exemplo e modelo em toda a Bahia”, comemorou o prefeito Jeferson Andrade.
As contas foram aprovadas com ressalvas, mas a decisão cabe recurso.