O vereador Marden Lessa (PCdoB), deu iniciou nesta segunda-feira (20), o processo de transição para assumir a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) da cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador.
Além das medidas para licenciamento da função de parlamentar, ele também já começou a tomar conhecimento dos trâmites internos que envolvem o seu novo local de trabalho.
“No início não me via em uma secretaria. Queria indicar alguém, mas depois pensei direito e aceitei o convite do prefeito Jeferson Andrade. Vi que a frente dessa pasta eu posso ajudar ainda mais a cidade, criando mais oportunidades por meio de políticas públicas voltadas a cultura e ao turismo”, explicou Lessa.
O vereador deve assumir oficialmente o cargo de secretário no dia 1º de junho, substituindo o acadêmico e produtor cultural Djalma Truller. Com o licenciamento de Marden, o então suplente Lindivaldo Bonfim, deverá assumir a cadeira na Câmara de Vereadores.
Trajetória
Marden Lessa, o Filho de Tutuca como e conhecido, tem formação superior em meio ambiente, mas é na militância política que vem se destacando desde 2011, quando filiou-se ao PCdoB. Atuou como presidente da União da Juventude Socialista (UJS), em Madre de Deus, e em 2012 foi eleito vereador. Se reelegeu em outubro de 2016, sendo o segundo mais votado do município.
A sua desenvoltura na Casa Legislativa, o levou ao comando do Poder Legislativo de Madre de Deus no primeiro biênio da 8ª Legislatura (2017-2020). Como presidente da Câmara, implantou uma gestão inovadora, com mais transparência e aproximação do Poder Legislativo com a população.
Em 2018, Marden também encabeçou a coordenação de campanha da deputada federal Alice Portugal na Região Metropolitana, colocando a parlamentar entre as mais votadas na cidade de Madre de Deus, com mais de 1.000 votos.
Atualmente, ele se articula com apoio de outras lideranças, para possivelmente, disputar o cargo de prefeito em 2020. Com a pré-candidatura já anunciada, o nome de Marden Lessa, vem crescendo nas pesquisas dando ainda mais musculatura para o seu projeto político.
Por/ Jeremias Silva