A Câmara de Vereadores de Simões Filho, apreciou cerca de 22 matérias na sessão ordinária realizada na última terça-feira (18/06). Entre os Projetos de Lei aprovados por unanimidade, destacaram-se o PL nº 010/2019, que concede bolsa-auxílio para os jovens do Programa Jovem Vereador.
A proposta prevê a alteração de artigos da “Lei n° 1106/2018 no intuito de ampliar o rol dos participantes do programa a fim de permitir a participação de todos os estudantes das escolas do município. Além disso, amplia a finalidade pedagógica do programa, assegurando aos 19 jovens aprovados a concessão de bolsa-auxílio no valor de R$ 724,00 concedida mensalmente para contribuir com a formação educacional e cidadã dos estudantes regularmente matriculados na rede pública e privados no município durante um ano de mandato simbólico do Jovem Vereador. A bolsa será concedida até o término do mandato do Jovem Vereador. Para o recebimento do benefício, é imprescindível a participação deles, em todas as atividades do Legislativo no referido programa”, diz o texto da proposta.
Para o vereador Jailson ‘’Jajai’ (PP), a iniciativa serve para incentivar os jovens a participar do Legislativo e fazer parte da política de Simões Filho. “É importante essa bolsa por que vai fomentar na ajuda social desse jovem, como também vai aumentar a participação deles na politica do município. Muitos precisam desse benefício para ajudar na educação dos jovens. Vai ser um incentivo para os alunos se interessarem, que lá na frente, eles vão ver o resultado”, destacou o edil que lembrou da apresentação de emenda, de sua autoria, para criar cota de participação de mulheres no Programa Jovem Vereador. O vereador disponibilizou um espaço em seu gabinete para a Jovem Vereadora apadrinhada pelo edil participar das ações e atividades do Legislativo.
O líder do governo, vereador Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), parabenizou pela Lei Municipal n° 1106/2018 sancionada pelo Executivo que institui o Programa Jovem Vereador. .
O vereador Deni da Metalúrgica (PSD) declarou voto favorável ao projeto, mas questionou se existe previsão orçamentária para a concessão desse incentivo e se os 19 Jovens Vereadores terão ocupação no período oposto ao horário de escola.
Por- Simões Filho Online