O prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade (PP), irá na próxima semana a Brasília (DF) para tentar a liberação de recursos no Ministério da Integração Nacional para o projeto de urbanização do bairro Quitéria Velha. Caso o Governo Federal não libere as verbas necessárias, a prefeitura realizará a obra com recursos próprios. Este foi o principal tema de uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (15), no Gabinete do Executivo.
Participaram da reunião representantes do bairro, diversos secretários municipais e os vereadores Joyce Filha de Seu Hélio e Anselmo Duarte. No próximo dia 29, ocorrerá uma outra reunião no Gabinete do Prefeito sobre este tema com os representantes da Quitéria Velha.
” Há sete anos o Ministério Público Federal (MPF) vetou a realização de uma intervenção urbanística no bairro devido ao fato do local ser uma área de preservação ambiental. Após diversas reuniões com o MPF, conseguimos em 2016, a liberação para a realização de um projeto urbanístico em parte do bairro, que contemplará saneamento básico, pavimentação, energia e passeio. Ocorre que até o momento não há uma liberação por parte do Governo Federal dos recursos necessários (RS 4,7 milhões) para a realização da obra.”
“O nosso pleito está cadastrado junto ao Ministério da Integração Nacional. Vamos à Brasília lutar pela sua liberação”, completou Andrade. Caso a verba não seja liberada, embora a Prefeitura ainda não tenha os recursos financeiros necessários para viabilizar a obra, a solução será a realização do projeto urbanístico com recursos próprios da administração municipal. “Estamos na luta constante para dar condições de uma moradia com dignidade à população local”, afirmou o prefeito.
Ainda durante a reunião, um dos representantes do bairro Quitéria, Elias Baraúna, agradeceu por algumas ações de preventiva que estão sendo realizada no bairro, como poda de árvores,retirada de sucatas, dentre outros objetos. “Não admitiremos que pessoas utilizem essa situação para fazer política no bairro. Nosso foco é a necessidade de melhorias na Quitéria Velha”, afirmou.
Saúde
Uma das questões abordadas pelos moradores é sobre um suposto surto de virose. “Esta não é uma questão pontual de Madre de Deus, pois está ocorrendo em toda a Região Metropolitana de Salvador (RMS) a incidência de altos índices de casos de viroses”, afirmou o chefe do Executivo municipal. Ainda com relação à possibilidade de ser uma arbovirose (chijunguya, zika, febre amarela ou dengue), até o momento o Laboratório Geral do Governo do Estado (Lacen) não confirmou nenhum caso.