A paz venceu a violência em Madre de Deus e neste domingo (11), o município chegou a uma marca histórica sem homicídio ou tentativa de homicídio em seu território. Lá se vão 01 ano sem vítimas fatais por arma de fogo ou branca, graças a um trabalho integrado envolvendo prefeitura e as policias civil e militar.
O principal responsável pelo feito, o prefeito Jeferson Andrade comemorou o número positivo em suas redes sociais e, aproveitou a data do Dia dos Pais para dizer que foi um grande presente e como todo pai o mais importante é a proteção dos seus filhos.
“Hoje é um dia histórico para Madre de Deus. Estou muito feliz com o resultado dos investimentos que fazemos em escolas em tempo integral, Centro Esportivo, oficinas culturais, incentivos universitários, ampliação do parque de iluminação pública, monitoramento por imagem, segurança e muita capacitação técnica, é assim que se constrói a paz. Parabéns, Madre de Deus. 01 ano sem homicídios ou tentativa de homicídio. Esse sim é grande presente do DIA dos PAIS, a proteção dos nossos meninos, dos nossos filhos. Um governante que ama seu povo, prioriza cuidar dos seus jovens”, comemorou.
Num trabalho muito bem orquestrado entre o 3º Pelotão da Polícia Militar chefiada pelo Tenente São Pedro e a 17ª DT/Madre de Deus sob os cuidados da delegada Marcele Guerra, o município consegue respirar segurança e ganhou credibilidade junto à população.

O Tenente destacou que um dos fatores que contribuíram para redução dos índices de criminalidade como um todo foram as diversas operações realizadas, bem como intensificação do policiamento e parceria com a 17ª Delegacia Territorial.
“A guarnição da PM de Madre de Deus, juntamente com o PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional) vem intensificando, constantemente o policiamento na cidade, com ênfase nos locais com maiores índices de criminalidade, resultando em várias prisões em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, prisão de acusados de homicídios e tentativas de homicídio, de autores de roubos e furtos na cidade, dentre outros”, explicou.
Já a delegada destacou a ajuda da população em fazer denúncias anônimas, o que facilita demais na prisão dos envolvidos. “As denúncias anônimas aumentaram muito, a população colaborou muito ajudando a localizar os alvos prioritários. E o combate ao tráfico tem sido de fundamental importância para diminuição dos homicídios, tendo em vista que os homicídios que ocorreram antigamente tinham relação com a briga entre facções por conta de vendas de drogas”, revelou.

AÇÕES QUE FIZERAM TODA DIFERENÇA
Após ter ido in loco em diversas cidades e países para buscar uma melhor solução a acabar com a violência em Madre de Deus, o prefeito Jeferson Andrade entendeu que a solução não era marcar território colocando mais policiais ou postos policiais, mas ocupar a mente das pessoas. A partir daí o investimento pesado na educação, esporte e cultura foram substancias para se chegar ao número de um ano sem assassinato.
Veja algumas ações:
Todas as escolas municipais estão em regime de tempo integral;
Implantação Centro Esportivo de Alto rendimento;
Oficinas culturais;
Bolsa Esporte;
Incentivos Universitários (Curso UP, Pré-Ifba, Universidade da terceira idade…);
Ampliação do parque de iluminação pública;
Monitoramento por imagem;
Capacitação técnica, dentre outras
