Nesta segunda-feira (9) a Prefeitura de Madre de Deus, através da Secretaria de Saúde, deu continuidade à série de ações em alusão ao Setembro Amarelo. As atividades ocorrem no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I).
O tema desta semana foi “Mitos e Verdades”, com as psicólogas Monique Silva e Rebeca Onrust. Na oportunidade os pacientes foram recebidos com chocolates e puderam participar de dinâmicas relacionadas ao tema do suicídio.
Com uma metodologia simples, mas eficaz, as profissionais faziam perguntas sobre o assunto e os pacientes respondiam levantando uma placa de verdadeiro ou falso. “Dessa forma nós conseguimos ter um diagnostico preciso sobre mitos e verdades do tema. Isso facilitou bastante na condução do trabalho já que podíamos esclarecer de imediato o que é verdade e o que é mentira”, explicou Rebeca Onrust.
Os pacientes também tiveram uma palestra com a farmacêutica do município Kaila Reis, que falou sobre as tentativas de suicídio por medicação e também suas complicações após serem ingerido s de forma aleatória e sem prescrição médica.
As ações acontecem sempre às segundas-feiras de setembro, a partir das 08h, no próprio prédio do CAPS I, localizado no bairro da Cururupeba. O próximo tema será “A importância da atividade física e do esporte para saúde mental”, com o educador físico Ricarle Gustavo Batista.
SETEMBRO AMARELO
Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora.
