A secretária de saúde de Candeias, Soraia Cabral participou na manhã desta quinta-feira (31/10), de uma sessão especial na Câmara de Vereadores em homenagem ao Outubro Rosa, mês que o mundo reflete o combate ao câncer de mama.
Segundo Soraia, durante o mês de outubro, as unidades de saúde do município realizaram diversas atividades de conscientização para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Foram realizados quase 500 ultrassons, 600 mamografias, 300 preventivos e diversos atendimentos com mastologista.
Outra informação importante trazida pela secretária foi que, até o mês de dezembro, as mulheres do município podem fazer marcações de mamografia na “Clinica da Mulher” – localizada na Rua do Passé -, Centro da cidade, sem precisar marcar nos PFS’s.
“Se falam tanto do nosso mamógrafo, mas está aí e é uma realidade. Tivemos uma parada para a manutenção do aparelho, mas ele (mamógrafo), está atendendo não só a população de Candeias mas outras cidades circunvizinhas”, explicou Soraia.
Novembro Azul
A partir desta sexta-feira (1), começa a campanha do Novembro Azul em Candeias. E, não diferente do Outubro Rosa, o município também tem ações programadas para acontecer na cidade. Soraia informou que o hospital Ouro Negro estará realizando todos os sábados exames de PSA, que é uma proteína produzida pelo tecido prostático. Se o homem tem tecido prostático, tanto benigno como maligno, ela será detectada no exame de sangue.
Ano passado, 80 homens realizaram o procedimento, sendo 48 diagnosticado com o câncer de próstata, o que representa pouco mais 6%. “Os homens tem dificuldade de ir ao médico, mas esse quadro precisa mudar. O município tem dado todo apoio possível para que homens e mulheres cuidem da saúde o ano inteiro”, encerrou Soraia.
