A Prefeitura de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, através da Secretaria de Saúde (SESAU) promoveu no último dia 31, o Projeto Superação. Durante a tarde foram realizadas atividades inclusivas, como desfile, exposição de quadros, dança, canto e apresentação com fantoches. As atividades ocorreram no Centro de Terapias Integradas (CTI).
O programa teve como objetivo realizar atividades recreativas e culturais para pessoas com deficiência, familiares e profissionais que trabalham diretamente com este público. O projeto visa valorizar o potencial criativo e artístico, destacar a beleza e a desenvoltura das pessoas com deficiência.
Segundo a fonoaudióloga Luciana Gomes, integrante da equipe da SESAU, a “iniciativa tem como foco apoiar a inclusão de pessoas com deficiência, mostrando que não existe barreiras, independente da limitação da pessoa. E o desfile proporcionou um espaço de integração a todos”.
De acordo com o prefeito Jeferson Andrade, no dia “11 de outubro foi comemorado o Dia da Pessoa com Deficiência Física. Eis uma data importante para chamarmos a atenção da população para a inclusão e divulgar programas de saúde em nosso município voltados para este público. Lembrando que as políticas públicas de inclusão social são praticadas em Madre de Deus durante todos o ano”.
Foram parceiros deste projeto a pedagoga Veracy Santos, responsável pelo desfile intitulado “Passarela Sem Preconceito” e a Banda “Faz o Bem”, que desenvolve um trabalho voluntário com os jovens da cidade, utilizando a música como instrumento de inclusão social.
