Os números apontados pelo instituto de meteorologia Climatempo entre às 19h de segunda-feira (25), às 07h da manhã desta terça (26), já podia se ter uma ideia do volume de chuva que caiu em Madre de Deus. De acordo com o órgão, na cidade choveu em pouco mais de 12h, o equivalente a 180 milímetros de água, sendo que o esperado para o mês de novembro seria pouco mais de 50.
Mesmo a prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, ter se antecipado realizando ao longo de todo ano trabalho de prevenção na desobstrução de canais, limpeza bueiros, limpeza urbana, podas de arvores, dentre outras ações, a cidade apresentou diversos pontos de alagamento nesta terça-feira.
Os pontos mais críticos foram na Rua Juscelino Kubitschek (Alameda Rosa), Apicum e Caminho da Luz. Outros pontos da cidade também necessitaram do apoio da SESP e Defesa Civil a exemplo do Alto da Matriz, Orlando Portela, Francisco Leitão, Orla e Maria Guarda.
Veja o trabalho da equipe na Ilha de Maria Guarda
O prefeito Jeferson Andrade acompanhou de perto todo trabalho conjunto das secretarias e disse que o trabalho preventivo foi fundamental para que o problema não fosse maior. “Aqui não fazemos operação só no período de chuvas, trabalhamos o ano inteiro e precisamos também do compromisso do cidadão. Tenham certeza que, no que couber ao poder público, estaremos ajudando as famílias”, garantiu.
O prefeito disse ainda que tanto a Defesa Civil quanto a SESP, Saúde, Social estão em regime de 24h para atender qualquer tipo de demanda da nossa população. “Caso o cidadão precise do apoio da prefeitura é só ligar no 08002855655 que nossos agentes chegarão ao local o mais breve possível”.
Segundo o Climatempo a chuva deve continuar na região, mas em menor intensidade até a próxima quinta-feira.
Conscientização
O problema do alagamento também se deu a quantidade de lixo que são jogados pelas ruas. A empresária e moradora de Madre de Deus, Sende Lamas postou em sua rede social uma reflexão sobre o descarte do lixo nas vias públicas. Veja

