A jornada escolar é feitas por grandes desafios: é enfrentar disciplinas que não temos aptidão; quebrar paradigmas nas apresentações; a timidez deve ser abandonada aos poucos e por aí vai… Todos esses aspectos foram vividos pelos alunos do terceiro ano do ensino médio do Centro Educacional Wallon, em Madre de Deus.
Na última segunda-feira (16), a Câmara de Vereadores foi palco da formatura dos 28 concluintes do Ensino Médio, com direito a festa, lágrimas, emoções, discursos e sentimento de dever cumprido para os professores e primeira etapa vencida pelos alunos.

A cerimonia de formatura foi divida em dois momentos: Colação de Grau (realizada na Câmara) e confraternização (realizada no Cerimonial Capistrano, em Candeias). O evento contou com a presença da diretoria pedagógica, Leila Lima, e do vice-diretor Marcus Nascimento, da coordenadora pedagógica, Lídia Leiva; a professora tutora do “Terceirão de Ouro” – Alane Senna -, e demais professores e familiares dos formandos.
Entre os homenageados pelos alunos estava o porteiro da escola, o Seu Hélio, que é o primeiro funcionário a dá bom dia aos estudantes. Numa mistura de alegria e emoção, Seu Hélio agradeceu o carinho recebido. “Não sei se mereço tanto, mas recebam o meu muito obrigado. Obrigado, obrigado e obrigado por todo carinho, gosto de todos vocês!”. E acrescentou: “Me desculpem por pegar no pé, faz parte do meu trabalho.”, resumiu.
Nos ritos finais da cerimonia, o vice-diretor Marcus falou da importância do momento e ressaltou o papel dos pais em buscar a melhor educação para seus filhos. “Tenho que agradecer aos verdadeiros responsáveis por este momento que são os pais. Vocês são responsáveis, comprometidos com o futuro do filho e acreditam na educação como melhor caminho”, encerrou.

Passado o momento solene na Casa Legislativa, os formandos se dirigiram ao Cerimonial Capistrano para comemorar, merecidamente, o momento festivo. Comida, bebida, música eletrônica com DJ’s, bandas e muita descontração marcaram o encerramento do evento. Agora, os estudantes partem para o futuro alicerçado por um passado de ensino de qualidade e credibilidade.
WALLON FAZ PARCERIA COM A PEA/UNESCO
A formatura serviu também para um anúncio mais que especial para toda comunidade madredeusense e região que acreditam no trabalho realizado pelo Wallon. A diretora pedagógica Leila Lima anunciou, em primeira mão, a nova parceria que envolve a escola e a rede PEA da Unesco. O órgão tem o objetivo de criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela idéia da cultura da paz.
“Assim, a partir de 2020, o WALLON passa a ser acompanhado e monitorado pela Rede PEA em todos os seus projetos. Salientou ainda que todos os projetos do Wallon, além de alinhados a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), também serão reestruturados para atender às exigências da UNESCO”, explicou.

A ESCOLA QUE JÁ NASCEU GRANDE
Mesmo com apenas 4 anos de fundação, o Wallon já é uma referencia a nível de região. A escola possui uma infraestrutura moderna com 4 pavimentos – ampliando para melhor atender os seus alunos em 2020 (ampliação da quadra, revitalização da área da cantina, sala de jogos etc).
Todas as salas são climatizadas com recursos multimídia, aulas em iPads, óculos de realidade virtual, laboratórios de Ciências/Biologia, Química e Física ( equipados com microscópios eletrônicos e todo aparato para pesquisa), biblioteca informatizada. A equipe pedagógica formada por Graduados/ Especialistas, Psicólogos (Clínico e Organizacional), Mestres e Doutorandos.
O Wallon está localizado na Avenida Milton Bahia Ribeiro, Centro da cidade
