A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta sexta-feira (6), o primeiro caso importado do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia. Trata-se de uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação.
O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular de Salvador e enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “trata-se de um caso importado. A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”, afirma o secretário.
Segundo a Sesab, a paciente está em casa e nao apresenta sintomas da doença. Ela deve permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato e respiratório. A paciente é monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana.
Notificações
De janeiro até às 17 horas de ontem (5), a Bahia registrou 73 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 foram descartados laboratorialmente e 23 aguardam análise laboratorial.
Os municípios que notificaram foram: Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Salvador, Sant Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.
