A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Conde (Sesau) divulgou na noite neste sábado (14), que uma pessoa com suspeita de coronavírus visitou o município na sexta-feira (13). Segundo a Sesau, o paciente foi atendido no Hospital Medicina Humana, em Candeias, com sintomas respiratórios leves. Até este sábado, o município não registrou nenhum caso da Covid-19.
Em nota, a pasta informou que segue aguardando do Laboratório Central da Bahia (LACEN), o resultado do exame do paciente e das pessoas que tiveram contato com ele durante as atividades realizadas no município.
As pessoas envolvidas foram orientadas a permanecerem em isolamento domiciliar e fazerem uso de máscara e são monitorados pelo órgão de saúde do município.
Todas as atividades administrativas e escolares do município foram mantidas até o momento.
Na nota, a Sesau reforçou os cuidados que os moradores devem ter para evitar a contaminação pelo coronavírus e outras doenças respiratórias. Entre os cuidados, lavar as mãos por pelo menos seis vezes ao dia, utilizar o braço para cobrir a boca ao espirrar ou tossir e higienizar as mãos com álcool-gel.
Bahia
No boletim divulgado nesta sexta-feira (13), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Bahia registrou sete casos da doença. Três casos foram confirmados em Salvador e quatro em Feira de Santana.
VEJA A NOTA
“COMUNICADO DA PREFEITURA DE SÃO FRANCISCO DO CONDE – COVID 19
A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde – SESAU, informa que tomou conhecimento, na tarde deste sábado (14), através de sua rede de vigilância , de caso suspeito de COVID-19, residente em município vizinho, que desenvolveu atividades profissionais no nosso município na última sexta-feira (13).
O caso deu entrada no Hospital Medicina Humana, em Candeias, apresentando sintomas respiratórios leves. Ao tomar conhecimento deste possível caso, imediatamente o nosso plantão de vigilância do COVID-19 colheu todo o histórico do paciente e, imediatamente, adotou as medidas de caráter preventivo que são recomendadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde – SESAB, com vistas à proteção da nossa população.
As pessoas que participaram desta atividade foram orientadas a permanecerem em isolamento domiciliar, fazerem uso de EPIs e aguardarem resultado do Laboratório Central – LACEN.
É importante salientar que não há motivo para maior preocupação, uma vez que se trata apenas de uma suspeita isolada, que segue aguardando resultado laboratorial.
Nenhum caso foi detectado até o momento, no nosso município.
Independente da confirmação ou não de casos, é importante que todos adotem hábitos que evitem a transmissão de doenças gripais, como a causada pelo coronavírus, e outras doenças respiratórias, tais como: evitar o contato próximo (a menos de 2 metros) com pessoas que apresentem sintomas de gripes e resfriados; lavar as mãos frequentemente, especialmente depois do contato com pessoas doentes e antes de se alimentar; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, se não estiver de mãos lavadas; não compartilhar objetos de uso pessoal, como: talheres, pratos, copos ou garrafas; manter sempre os ambientes bem ventilados; evitar aglomerações, quando apresentar sintomas de doenças gripais.
A SESAU informa ainda que toda a rede de saúde continua preparada para a notificação não apenas de casos suspeitos do novo coronavírus, como também: Influenza, H1N1, dengue, chikungunya, zika vírus, dentre outras.
Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, São Francisco do Conde – BA“.
