A rotina da Paróquia Nossa Senhora das Candeias sofrerá alteração a partir desta quinta-feira (19), como forma de seguir as medidas preventivas adotadas pela Diocese de Camaçari e a Prefeitura de Candeias contra a Covid-19. As ações serão detalhadas na transmissão ao vivo que será realizada hoje com participação do reitor, pároco e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Thiago Noronha OFMConv, e estará disponível nas redes sociais. (www.facebook.com/santuariodecandeias).
As mudanças acontecerão após a publicação de decretos da Diocese de Camaçari e da Prefeitura de Candeias que estabelecem diversas recomendações no sentido de promover a saúde dos candeenses.
No decreto divulgado nesta quarta-feira (18), a Diocese de Camaçari suspendeu as missas e celebrações públicas até o dia 02 de abril. No comunicado, a Cúria Diocesana informa que as Igrejas e as capelas ficarão abertas para atender os fiéis, para proporcionar a eles a possibilidade de rezar e que o Santíssimo Sacramento poderá permanecer em exposição.
Os idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde foram dispensados das celebrações. A Diocese de Camaçari recomendou também a suspensão por tempo indeterminado de catequeses, encontros, caminhadas e o mutirão de confissões.
As novenas estão suspensas e as orientações sobre a celebração de Semana Santa e Páscoa terão orientações específicas quando chegarem próximo da data.
PREFEITURA
Na última segunda-feira (16), a Prefeitura de Candeias determinou diversas medidas de prevenção contra o coronavírus. Segundo o Poder Executivo Municipal, as medidas são temporárias e visam prevenir e combater a proliferação da Covid-19 no município.
As ações incluem a suspensão por 30 dias de eventos coletivos para público igual ou superior a 50 pessoas, realizados por órgãos ou entidades da Administração Pública e por tempo indeterminado as atividades esportivas coletivas nos ginásios, praças, campos de futebol e outros espaços públicos do município. Segundo o decreto, o transporte de massa (ônibus, táxis, vans, transportes de cooperativas e afins) deverão ser higienizados diariamente. Outra medida do decreto determinou a suspensão de férias e licenças de profissionais da saúde.
As aulas da rede pública e privada do município estão suspensas por 30 dias, como medida emergencial para conter o avanço do coronavírus a partir desta quinta-feira (19). Segundo o decreto publicado nesta terça-feira (17), o prazo pode ser prorrogado em caso de mudança no cenário epidemiológico. A medida deve atingir cerca de 5 mil alunos da rede.
