Na tarde deste sábado 04, o Prefeito de Simões Filho Diógenes Tolentino (MDB), informou que foi confirmado o primeiro caso de coronavírus na cidade. De acordo com o gestor a notícia foi passada através da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que entrou em contato com a secretaria de saúde do município para comunicar o caso. Ainda de acordo com informações dada pelo prefeito, através da live em sua página do Facebook o paciente infectado pelo (Covid -19), é morador de Simões Filho e foi atendido em um hospital de Salvador. Ele não deu entrada em nenhuma unidade hospitalar da cidade, pois buscou diretamente um hospital particular da capital baiana onde foi feito a coleta do material para o exame, posteriormente enviado para o (Lacen), que neste sábado informou que o paciente testou positivo para o coronavírus.
A secretária de saúde de Simões Filho, Iridan Brasileiro, informou que a vigilância sanitária da cidade já entrou em contato com a família e já estabeleceu os critérios de isolamento do paciente. Ela disse ainda que já está realizando o monitoramento do caso. De acordo com Iridan, o paciente aguardava o resultado em isolamento domiciliar e encontra-se em casa se recuperando da doença com quadro clinico estável. Ele já está sendo acompanhado por profissionais de saúde da cidade.
