A eleição deste ano pode marcar o retorno de alguns políticos que já foram vereadores no município de Candeias. No levantamento feito pelo Madre Notícias, 17 ex-vereadores já anunciaram que são pré-candidatos a uma vaga nas 17 cadeiras do Poder Legislativo. Seis ex-parlamentares que perderam o mandato nas eleições de 2016 estão no páreo. Alguns deles estão fora do cenário político há mais de 10 anos.
Segundo o calendário eleitoral, os registros de candidaturas devem ser feitos na Justiça Eleitoral, pela internet, até as 23h59 do dia 14 de agosto. A candidatura pode ser confirmada também fisicamente, no forum eleitoral do município até as 19h do dia 15. Os partidos políticos que não tenham apresentado nos prazos o registro dos candidatos que irão concorrer ao pleito, os próprios candidatos poderão fazê-lo, pessoalmente, até o dia 20 de agosto.
VEJA A LISTA DOS PRÉ-CANDIDATOS:
Jair Cardoso (Avante)- Ele foi vereador entre os anos de 2001 e 2004 e na época foi eleito com 581 votos pelo PSC, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2012, o professor e advogado chegou a se candidatar a prefeito pelo PDT, mas ficou em 3º lugar. Na gestão do prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina, Jair esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação por quase dois anos.

Bom Jorge (PSD)- Jorge Luiz Tavares ocupou o cargo na Câmara de Vereadores por quatro mandatos consecutivos entre os anos de 1996 e 2008. Chegou a ser presidente da presidente da Câmara e em 2012 foi eleito vice-prefeito ao lado do então prefeito Sargento Francisco.

Foto: Jornal Grande Bahia
Antônio José (Solidariedade) – Foi vereador entre os anos de 1989 e 2004, sendo eleito em quatro eleições consecutivas. Em 2016, o advogado disputou a eleição pelo PDT e ficou na primeira suplência.

João Cláudio (Podemos)- Eleito pela primeira vez nas eleições de 2012, o ex-vereador do MDB obteve 532 votos. Na última eleição municipal, ficou com a primeira suplência.

Marivalda da Silva (PT)– Primeira mulher eleita pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Marivalda esteve na Câmara entre os anos de 2009 e 2016. Em 2017, chegou a assumir o cargo como suplente do vereador Valdir Cruz que se licenciou para comandar a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp). Também na gestão do prefeito Dr. Pitágoras, Marivalda assumiu também a Chefia de Gabinete e as Secretarias de Cultura e Turismo e de Governo.

Andreia Testa (Podemos)– Com apenas um mandato, Testa foi eleita em 2008 pelo MDB. Nas duas últimas eleições 2012 e 2016, a ex-vereadora ficou na suplência.

Maribel Brasil (Podemos)– Dra. Maribel, como é conhecida, foi eleita em 2008 pelo PSB. Permaneceu na Câmara até 2012. Afastada do cenário político desde 2012, a médica volta a disputar as eleições este ano.

Rafa de Beijoca (PSD)- O ex-vereador ocupou o cargo na Câmara de Vereadores entre os anos de 2012 e 2016.

Professor Val (PV)– Eleito pela primeira vez em 2004, Val esteve no cargo por três mandatos consecutivos até 2016. Após sair do Poder Legislativo e ocupou um cargo na administração do prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina. Neste ano, assumiu a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo até ser exonerado para cumprir o período de descompatibilização eleitoral.

Serrinha SS (SD)– Ele assumiu o mandato de vereador pela primeira vez após ser eleito nas eleições municipais de 2008. Serrinha SS exerceu o cargo por dois mandatos e deixou o parlamento municipal em 2016 quando ficou com a primeira suplência.

Jarinho (PV)– O ex-vereador foi eleito pela primeira vez em 1996. Ele ocupou o cargo de vereador por três mandatos nos anos de 1997 a 2000, 2001 a 2004 e 2009 a 2012. Ele foi eleito vice-prefeito na chapa da então candidata Maria Maia. Após as eleições municipais de 2016, Jarinho assumiu a Secretaria de Governo e a Chefia de Gabinete na gestão do prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina.

Preto Magalhães (DEM)- Filho da ex-prefeita e ex-deputada Antônia Magalhães (DEM), Preto foi eleito em 2008, sendo um dos jovens parlamentares da Câmara com apenas 29 anos. Antes de ser vereador, chegou a ser secretário de Esportes e lazer na gestão da ex-prefeita Amiga Jú. Ele volta a disputar as eleições municipais após 10 anos.

Milton Viana (PL)– Eleito em 1996, Milton Viana foi presidente da Câmara no 1º biênio (1997-1998). Ele deixou a Câmara em 2001. No Poder Executivo, foi secretário municipal de Serviços Públicos na gestão do ex-prefeito Sargento Francisco. Em 2016 chegou a disputar um cargo no Poder Legislativo, mas ficou na suplência.

Washington de Passé (PP)- Morador do distrito de Passé, ele teve apenas um mandato na Câmara de Vereadores entre 2012 e 2016.

Pastor Lima (Avante) – Eleito pela primeira vez nas eleições de 2012 pelo PTdoB, atual Avante, o ex-vereador obteve 668 votos. Na última eleição municipal não obteve êxito. Vai sair candidato pelo mesmo partido.

Rosa (PSC)

Jaci (DEM)

