Após a pandemia do coronavírus que provocou o fechamento do comércio local, afetou a vida dos comerciantes da cidade que registra queda no faturamento neste mês de março. A situação, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Candeias (CDL/Candeias), tem provocado a demissão de trabalhadores do setor e fechamento de estabelecimentos.
De acordo com a presidente da CDL/Candeias, Ana Paula França, a reabertura do comércio é negociada com o Poder Executivo e avalia que é preciso encontrar soluções para economia local. “A gente quer negociar, a gente quer topar qualquer coisa, nós queremos voltar a trabalhar. A gente não vai desmerecer o vírus, vamos tomar todas as precauções, cuidados. Estamos preparados para isso”, disse a presidente em entrevista a Rádio Mix FM Salvador, nesta quarta-feira (15).
O assunto foi discutido em um reunião na manhã de ontem (14), entre representantes do setor e Poder Executivo onde foram apresentadas algumas ações para facilitar a manutenção das atividades comercias e preventivas contra o coronavírus. Entre elas estão a adoção de horários diferenciados para abertura das lojas, escala de revezamento entre funcionários, disponibilização de álcool gel e controle na entrada de clientes nas lojas para evitar aglomerações. “A gente quer ver soluções sendo acontecidas. Vamos acertar ou vamos errar. O momento de fato é esse. Está todo mundo acertando ou errando. Se a gente não for pensar algo, for procurar algo para fazer, a gente não vai chegar a lugar nenhum”, destacou. “O momento é crítico, delicado, mas precisamos fazer algo. Os comerciantes não aguentam mais”, finalizou.
Em nota, o prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina informou que as medidas emergenciais adotadas são essenciais para o enfrentamento contra o coronavírus e que ainda é cedo para afirmar que a situação está controlada. “Estamos fazendo o que é mais correto para manter o controle da pandemia. Ainda é muito cedo para achar que a situação está sob controle. Temos que nos cuidar. Também estamos preocupados com a economia, os empregos, as dificuldades que a população está enfrentando, mas estamos fazendo o possível para minimizar os danos”, ressaltou.
O prefeito disse ainda que a Secretaria Municipal de Saúde vai analisar o caso e que será encaminhada a solicitação ao Governo do Estado e Ministério Público. Na última segunda-feira (13), um novo decreto determinando que os estabelecimentos comercias com serviços não essenciais permanecerão fechadas até o dia 21 de abril. As atividades estão suspensas desde o dia 23 de março.
