As medidas adotadas pela cidade de Madre de Deus para o enfrentamento contra a Covid-19 foram comentadas pelo prefeito Jeferson Andrade, em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Record Bahia, nesta quarta-feira (22). Na conversa online com o apresentador José Eduardo, o chefe do Poder Executivo municipal destacou as ações nas áreas de saúde, econômica e social para conter os efeitos da crise causada pelo novo coronavírus. No boletim epidemiológico divulgado ontem (21), o município segue sem casos da doença, com 14 notificados e 13 pacientes com teste negativo.
Entre as cidades citadas estão o fechamento do comércio local e entrega de cestas básicas para os alunos e microempreendedores do município. “Hoje, em Madre de Deus, só temos farmácias, padarias, serviços de veterinários, açougue e peixaria funcionando. O restante do comércio está fechado para que dificulte ou minimize o acúmulo de pessoas nas ruas. Também os bancos estão abertos, mas de modo geral, estamos cuidando para que as pessoas circulem menos nas ruas para evitar o fluxo cruzado da possibilidade de contaminação do vírus”, afirmou Andrade.
“Foram entregues as cestas básicas nas escolas da rede municipal de ensino para os alunos da rede municipal de ensino, para creche conveniada com o município e também para rede estadual de ensino que também tinham alunos que precisavam dessa substituição da merenda. Ampliamos o programa de entrega de cestas básicas domiciliar para os MEIs (Micro e pequenos empreendedores individuais) e outros benefícios que criamos também para minimizar esses impactos de fechamento de comércio que tivemos que adotar algumas medidas”, destacou.
Sobre medidas na área da saúde, ele alertou para vacinação de idosos e profissionais, como também da barreira sanitária e das mudanças no atendimento do Hospital Municipal. “Estamos entre as 10 cidades ou 12 cidades do estado da Bahia que tem 100% de cobertura do programa da Saúde da Família, dos PSFs, e pudemos com esse trabalho de cobertura total fazer a vacina casa a casa dos idosos e dos profissionais de saúde. Também criamos na entrada da cidade a barreira sanitária tanto na entrada da cidade como na ponte que dá acesso pelas ilhas. Todo mundo que entra na cidade hoje é aferida a temperatura e também é pulverizado os seus carros para poder diminuir a possibilidade de contágio desses carros aqui com pessoas do município que vem fora para dentro”, explicou.
