25 de junho de 2026 00:15
Publicidade
  • Início
  • Cidades
  • Esportes
  • Política
  • Entretenimento
  • Geral
  • Polícia
  • Emprego
  • Quem Somos
No Result
View All Result
  • Início
  • Cidades
  • Esportes
  • Política
  • Entretenimento
  • Geral
  • Polícia
  • Emprego
  • Quem Somos
No Result
View All Result
Madre Notícias
No Result
View All Result
Home Cidades

Candeias: Comissão da Saúde pede explicação sobre atuação da gestão em combate ao Covid-19

Candeias: Câmara gasta mais de 1500 litros de combustível em apenas 1 mês

Os vereadores de Candeias (Rosana de Bobó, Val Enfermeiro e Gil Soares) que fazem parte da Comissão de Saúde estiveram reunidos com a secretária municipal da pasta, Soraia Cabral, na tarde da última quarta-feira (22), na Câmara de Vereadores, com o objetivo de buscar maiores esclarecimentos sobre a atuação do município mediante ao Covid-19.

Questionamentos sobre medidas adotadas pela no combate ao vírus; valor de investimento municipal e valores o governo federal destinados à cidade, entre outras perguntas,  estiveram presente na pauta do encontro.

De acordo com Soraia, foi criado um comitê de enfretamento ao Covid-19 contando com profissionais de diversas secretarias, Conselho de Saúde entre outros profissionais. Em seguida, a secretária explicou que a partir deste Conselho, o gestor começou a redigir decretos e medidas foram rapidamente adotadas a exemplo de fechamento de escolas e comércio; realização de blitz, barreiras sanitárias, compras emergenciais de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), termômetros, respiradores, materiais de limpeza dentre outros para o combate do vírus.

Quanto aos valores de investimento e chegada de recursos federais, Soraia disse que o município recebeu o valor de R$ 420 mil reais, enquanto que o prefeito, Drº Pitágoras reservou pouco mais de R$ 1 mi (recursos próprios), podendo ser acrescido, caso necessite, para combater COVID.

Ainda sobre a chegada de materiais, a chefe da pasta informou que Candeias recebeu luvas látex, aventais, álcool A-70, álcool em gel, máscaras cirúrgicas e testes rápidos. Sendo que esse último foi totalizado – entre ajuda do governo do estado e municipal -, a aquisição de pouco mais de 2.800 testes rápidos.

Ao que se refere a aparelhos respiratórios e leitos hospitalares, Cabral informou que o município dispõe de cinco leitos, todos eles compostos de respiradores, sendo que, segundo ela, aqueles leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é de responsabilidade do estado.

Soraia garantiu ainda que também houve investimento em profissionais de saúde com treinamentos específicos para atendimento de Covid e manuseio do aparelho respirador. Por fim, a secretária informou ainda que disponibilizou um call center que funcionará para denuncias e fiscalizações na cidade.

O que disseram os vereadores

De acordo com os membros da Comissão, a COVID-19 requer um cuidado mais minucioso por parte do poder executivo, estabelecendo que o prefeito tome providencias célere sobre o assunto fazendo as seguintes solicitações:

  • Montar um hospital de base exclusivamente para os pacientes já detectados com a doença;
  • Distribuir kit de EPI’s aos servidores públicos;
  • Colocar agentes no controle de filas em órgãos públicos;
  • Multar empresas privadas (bancos, loterias etc…) que não cuidarem do distanciamento orientado pelo Ministério da Saúde;
  • Testar todos os profissionais da saúde;
  • Colocar álcool em gel em todos os departamentos da administração pública, além de exigir que estabelecimentos privados também coloquem o produto à disposição dos clientes;
  • Colocar de Barreiras Sanitárias nas principais entradas da cidade.  

“A população pode ter certeza que a Comissão da Saúde está fiscalizando todos os atos do executivo. Onde apontamos os erros, mas também contribuímos com sugestões que podem ser uteis para toda a comunidade”, explicou Rosana.

Além dos já citados, participaram do encontro os vereadores Irmão Gerson (PODEMOS), Gil Soares (PP), Silvio Correia (PV), Ivan do Prateado (AVANTE) e Valdir Cruz (REPUBLICANOS). Os vereadores da comissão informaram que vão continuar fiscalizando de perto todas as ações em combate ao vírus

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • Pinterest
  • Telegram

Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Madre Notícias

© 2022 Madre Notícias
Desenvolvido por - Cleytech Design

  • Início
  • Cidades
  • Esportes
  • Política
  • Entretenimento
  • Geral
  • Polícia
  • Emprego
  • Quem Somos

No Result
View All Result
  • Início
  • Cidades
  • Esportes
  • Política
  • Entretenimento
  • Geral
  • Polícia
  • Emprego
  • Quem Somos

© 2022 Madre Notícias
Desenvolvido por - Cleytech Design

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?