O prefeito de Madre de Deus, Jailton Polícia (PTB), restabeleceu nesta segunda-feira (11), o decreto de Calamidade Pública após confirmação de casos de coronavírus na cidade. Jailton havia revogado o mesmo decreto no último dia 05/05 com a justificativa de que o município não preenchia “os requisitos legais que exigem, neste caso, quando a situação de prejuízo da pandemia COVID-19, já estiver instalada”.
Além do restabelecimento do decreto de calamidade, o documento publicado pelo gestor traz novas ações para conter o avanço do coronavírus, entre elas, o fechamento da divisa do município e a ampliação da barreira sanitária para 24 horas. De acordo com o Poder Executivo, só terão acesso as dependências do município os moradores e profissionais que exercem atividades essenciais e veículos oficiais.
O estado de calamidade pública foi aprovado no dia 8 de abril pela Assembleia Legislativa da Bahia e havia sido prorrogado por mais 30 dias. Na época, a medida foi adotada pelo então prefeito Jeferson Andrade como forma de manter o atendimento às demandas de saúde do município por conta da pandemia de Covid-19.
