O prefeito do Município de Retirolândia a 237 km de Salvador, Alivanaldo Martins (PSD), resolveu fazer o mesmo que os colegas gestores dos municípios vizinhos de Conceição do Coité e Valente, quando decretou o fechamento do comercio e o toque de recolher em toda área territorial do município.
Apesar de ter cinco casos registrados de Covid-19 (três curados), muito possivelmente não é a principal razão do decreto, já que os casos estão sob controle e tem origem conhecida, mas na primeira página do decreto assinado nesta sexta-feira, 15, na parte das considerações, o último item deixa evidente a preocupação do gestor da frequência dos moradores de Coité (17km) de Retirolândia e de Valente (11km) ambos os municípios já são considerados com transmissão comunitária de Covid-19.
“CONSIDERANDO a situação de transmissão comunitária nos Municípios vizinhos, como Valente-Ba e Conceição do Coité-Ba, e a vulnerabilidade do nosso Município por fazer limite com os referidos entes federativos (…) DECRETA
Art. 1º. TOQUE DE RECOLHER, em todo o território deste Município, no período de 20 horas a 5 horas da manhã, a partir deste sábado, dia 16 de maio de 2020 a 19 de maio de 2020, considerando a situação pandêmica em que nos encontramos.
Art. 3º. Determinar o FECHAMENTO dos comércios varejistas, atacadistas e de SERVIÇOS NÃO ESSENCIAIS E ESSENCIAIS, inclusive estabelecimentos bancários de qualquer natureza e lotérica, em todo o território do Município de Retirolândia, a partir das 14 horas do dia 16 de maio de 2020 a 19 de maio de 2020, visando procedimentos de desinfecção de mercadorias e equipamentos sob a responsabilidade de cada unidade comercial.
O boletim publicado às 20h desta sexta-feira, 15, mostra que os casos confirmados de Covid-19 estão mantidos, 05.