Com o avanço da pandemia COVID 19 profissionais dos serviços públicos essências, como as forças policiais, estão testando positivo para doença. Além de já ter atingido integrantes da 10ª CIPM, VEJA AQUI, há noticias de que policiais civis da 17ª Delegacia Territorial de Madre de Deus, também apresentaram casos confirmados para doença.
Em contato com a delegada titular da unidade, Marcele Guerra, a mesma confirmou a existência de servidores positivos na unidade, mas afirmou que todos passam bem e estão em isolamento domiciliar.
Segundo Marcele, desde o inicio da pandemia os servidores que integravam o grupo de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas foram afastados das atividades, o que causou uma grande perda no número de investigadores na unidade.
Desde então, foi criado um mecanismo de rodízio de servidores, identificação de ocorrências relevantes para dar andamento, criação de um protocolo de atendimento e está sendo priorizado o trabalho remoto, de forma a evitar a aglomeração dentro da Unidade Policial, bem como a exposição desnecessária dos servidores.
“A população precisa entender que a policia não vai parar! Mas para isso é preciso que tenham consciência também de que somos seres humanos como qualquer outro, temos nossas famílias, nossas fragilidades, estamos no combate à pandemia na linha de frente, e muitas vezes sem instrumentos que viabilizem a nossa própria segurança. A população precisa ter empatia, se colocar no lugar do policial. Não é hora de levar problemas ínfimos a unidade policial. Fazendo isso a comunidade acaba expondo os profissionais, o que vai acarretar futuramente numa diminuição brusca no quadro de servidores, que já está deficitário”, explicou.
Os telefones da delegacia já foram disponibilizados para que o cidadão evite idas desnecessárias ao prédio policial. A delegacia digital também está em funcionamento para registro de perdas e furtos. Além disso, foi criado um formulário para registro de ocorrência, onde o cidadão poderá solicitá-lo na delegacia, preencher e devolver, de forma que não precise ficar na unidade.
A delegada explicou ainda que outras medidas preventivas também estão sendo tomadas. Crimes de menor potencial ofensivo, como as brigas de vizinhos e xingamentos estão com o atendimento suspenso até momento. Com relação a crimes de maior relevância o atendimento continua mantido, como requerimento de medidas protetivas de urgência e operações para coibir o tráfico de drogas no município, como a realizada no dia 18/05 em parceria com a Polícia Militar.
Marcele lembrou também que só é permitido entrar na delegacia quem estiver de máscara.
