A tradição de acender fogueira e soltar fogos de artifício durante as festas juninas do Nordeste tem sido alvo de preocupação para os profissionais da saúde por conta da pandemia do coronavírus. Isto porque, a ação pode comprometer a saúde dos pacientes acometidos de doenças respiratórias como asma, renite e sinusite e agravar os casos de Covid-19.
Levando em consideração a situação da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de São Francisco do Conde emitiu uma recomendação aos moradores para que evitem acender fogueiras e fogos no período junino.
“Sabemos que a tradição do São João e do São Pedro é forte no nosso município, mas estamos vivendo momentos onde precisamos modificar as tradições em nome da nossa saúde. Os beijos e abraços foram substituídos pelas ligações e por outras formas de demonstrar amor, com os nossos festejos terá que ser assim também. Esse ano, a festa será com cada um na sua casa, com muito amor e carinho, cuidando da saúde do todos”, enfatizou o prefeito Evandro Almeida.
Segundo a Secretaria de Saúde, a ação visa conscientizar a população sobre os riscos causados pela fumaça. “Estamos enfrentando a maior e mais devastadora pandemia nos últimos tempos e esse vírus tem como alvo os pulmões. A fumaça das fogueiras e fogos de artifício prejudicam muito as pessoas com problemas respiratórios e podem levar muitos às UTI’S e a morte”, alerta a secretária de Saúde, Eleuzina Falcão.
Este ano, os festejos juninos na Bahia foram cancelados pelo governador Rui Costa por conta da pandemia do coronavírus. A medida visa evitar aglomerações e conter o avanço da Covid-19 no estado.
