Se do lado do pré-candidato a prefeito de Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador, Dailton Filho (PSB), disputam uma vaga na vice os partidos dos Republicanos e Solidariedade, do lado da situação, a vaga para quem vai marchar na chapa majoritária do prefeito Jailton Santana (PTB) também promete ser boa. Com mais partidos na base aliada, a disputa é mais acirrada. Até o momento dão sustentação ao prefeito, o PTB, PSD, PCdoB, DEM, PP e o Avante.
O PCdoB apresentou o nome do ex-secretário de Segurança Cidadã no governo anterior Eugênio Fagundes, conhecido como “manteiga”. Um dos perfis do postulante é a aproximação com o povo e o fácil diálogo. Na função de secretário, Manteiga conseguia fazer a “ponte” entre a população e a gestão.
O PSD aposta no nome da ex-vereadora Rose Queiroz. Atualmente, Rose disputa uma vaga na Câmara como pré-candidata a vereadora, mas seu nome voltou a ganhar força no cenário político. Conhecida com uma política de discurso forte e eloquente, Rose tem o perfil de trabalhar nos bastidores e transita bem na comunidade evangélica. Na eleição de 2016, ela foi candidata a vice na chapa de Dailton Filho.
O PP apresenta o nome da ex-prefeita do município Eranita de Brito. Em pouco mais de dois meses, Nita era pré-candidata a prefeita, mas até o momento não deixou claro para a comunidade qual será seu futuro político. Na última fala, a ex-prefeita afirmou que não é pré-candidata a vereadora, mas sim sua filha, Lorena Brito. Nita inclusive deve falar sobre seu futuro político nos próximos dias.
O DEM deve apresentar o nome do pré-candidato a prefeito, Ivanilson Beserra, conhecido como “Sinho”. Recentemente, numa live realizada em sua residência, Sinho se mostrou chateado com o partido, por não fazer parte das decisões da sigla, se referindo tanto a ida do partido para a base de Jailton, mesmo com um candidato na cidade, quanto a indicação de um secretário no governo atual.
O Avante tem como principal nome do líder religioso Gilmar França. Nome leve e bem quisto na cidade, pastor Gilmar vem sendo sondando dos dois lados da disputa, mas tende a se aproximar do lado da atual gestão. No início os familiares do pastor não queriam aderir a ideia de pré-candidatura, mas tudo indica que as coisas já se apaziguaram. O próprio Gilmar nunca falou abertamente sobre essa possibilidade, mas também nunca negou.
Outro nome que corre por fora é o empresário e presidente da Associação Comercial e Industrial de Madre de Deus (ACIM), Carlos Cunha. Sendo um nome leve e um dos principais empregadores da cidade, Cunha tenta se manter distante do campo político.