Os prefeitos das cidades que ficam na região metropolitana de Salvador decidiram fazer um protocolo único de reabertura do comércio. Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (16), no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), os gestores decidiram que os municípios só vão autorizar o retorno das atividades quando a taxa de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do estado diminuir para 75%.
Participaram da coletiva, a prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, Jailton Santana, de Madre de Deus, Antônio Elinaldo, de Camaçari, Jussara Nascimento, Dias D’Ávila, Dinha Tolentino, de Simões Filho, e Breno Konrad Meira Moreira, de São Sebastião do Passé.
“Fizemos um pacto de união. A retomada da economia vai ser feita quando tivermos 25% dos leitos vagos. Qualquer município só vai abrir quando todos os outros decidirem e ainda vai precisar ser liberado pelo governador”, disse Jailton Santana, prefeito de Madre de Deus.

De acordo com Santana, nos últimos 15 dias, a ocupação dos leitos caiu em 9%, passando de 86% para 77%. Os prefeitos acreditam que até a próxima segunda-feira (20), as cidades devem chegar à meta dos 75%.
Até a noite desta quinta-feira, a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) registrou 116.373 casos de Coronavírus na Bahia e 2.693 mortes.
Fonte: Ascom
