Foto-Reprodução
Em reportagem de 10 minutos feita pelo jornalista Marcelo Canellas, o Fantástico deste domingo 19, partiu para cima do ministro Ricardo Salles e engrossou as críticas contra a política de devastação do Meio Ambiente conduzida pelo governo Jair Bolsonaro, que é alvo de investigação do Ministério Público.
Logo no início, a reportagem destaca a frase de Bolsonaro na live da última semana dizendo que “a floresta nossa é úmida, não pega fogo” ressaltando que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) “contradiz o presidente”.
O Fantástico então mostra uma linha do tempo com as “polêmicas” de Salles “praticamente alimentadas mês a mês” e dá destaque ao vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, quando o ministro diz que é preciso aproveitar a pandemia do coronavírus para “ir passando a boiada e mudando todo regramento”.
“O Ministério Público Federal responsabiliza o ministro Ricardo Salles por essa falta de credibilidade gerada pelo desmonte das políticas ambientais. Uma ação civil pública movida por 12 procuradores da República pede que a Justiça Federal afaste o ministro do cargo em caráter de urgência por improbidade administrativa”, diz o repórter, antes de elencar outros processos contra Salles desde a época em que o ministro atuou como secretário de Meio Ambiente no estado de São Paulo.
Fonte: Brasil 247