O comércio na cidade de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, reabriu as portas nesta sexta-feira (24). A reabertura foi autorizada após o encontro dos prefeitos da RMS, realizado na quinta-feira (23), em São Francisco do Conde.
Já na manhã de hoje, os comerciante do município e representantes da prefeitura, definiu os protocolos de segurança. Na primeira etapa, foram autorizados o reinício das atividades de pequenos e médios estabelecimentos comerciais.

O horário de funcionamento será das 8h até as 18h e os locais deverão disponibilizar álcool gel, aferição de temperatura e manter o distanciamento de 1,5 metro para garantir a segurança dos consumidores.
De acordo com prefeito Jailton Santana (PTB), o comércio será aberto de forma gradativa, mas que todos os protocolos terão que ser respeitados. “Convidei os representantes do comércio da nossa cidade justamente para nos ajudar nessa fiscalização de atender a todas as medidas de higiene nos estabelecimentos. Não vamos vacilar com o vírus e nossa prioridade é a saúde do povo da nossa cidade”, ponderou.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Madre de Deus (ACIM), Carlos Cunha, ratificou a preocupação do prefeito. “Vai abrir por seguimento. Nesse momento, só vai abrir o comércio os menores, depois vamos partir para os grandes como restaurantes, academias e bares, dentro dos protocolos” , ressaltou.

Bares, restaurantes e academias permanecem fechados. Já os templos religiosos também estão autorizados a funcionar até as 20h. A medida vai acompanhar a taxa de ocupação dos leitos de UTI que deve estar abaixo de 75%.
