Por- Uilson Victor
Foto- Reprodução
Com o objetivo de construir um documento para orientação sobre o protocolo de conduta a ser seguido durante o período de monitoramento pós-pandemia nas escolas da rede pública de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, que a Prefeitura através da Secretaria de Educação, vai formar uma Comissão de Planejamento e Enfrentamento da COVID-19 na Educação.
De acordo com o edital, a comissão terá entre outras atribuições, criar protocolos de condutas a ser seguido no retorno às atividades educativas presenciais; Priorizar as disposições legais contidas na LDB; Garantir o acesso dos estudantes aos conteúdos curriculares, ainda que a reposição de 2020 adentre o ano civil de 2021, além de considerar outras medidas atinentes ao calendário escolar aprovadas durante a pandemia; Estruturar mecanismos de busca ativa dos estudantes para evitar o abandono escolar; Entre outras.
A Comissão será formada por membros da própria Seduc; Conselho de Educação: Conselho Tutelar; Representantes de Pais ou responsáveis; Representantes do FUNDEB; Representante do Conselho Municipal da alimentação Escolar; Representante da APLB-BA – Madre de Deus e outras entidades.
De acordo com a secretária de educação do município, Leila Lima, os representantes de cada entidade serão convidados para uma reunião ainda esta semana para ajudar na elaboração do documento. “É importante que todas as classes representativas ajudem nessa elaboração, pois eles irão apontar diversos pontos que poderá ser corrigidos tanto no ambiente interno como externo das escolas. Isso vale não somente para a parte pedagógica mas tudo que envolve pais, alunos professores e comunidade”, explicou.
Leila informou ainda que os alunos da rede pública estão tendo atividade remotas através da internet ou por bloco de atividades envolvendo todas as disciplinas. “Toda esse processo está sendo acompanhando de perto pelo Ministério Público e Conselho estadual de Educação”, garantiu.
O documento terá validade assim que as aulas presenciais forem retomadas. A cidade de Madre de Deus tem 2.507 alunos na rede pública de ensino.
