A campanha de vacinação contra o sarampo segue até segunda-feira (31). Podem se vacinar pessoas com idade entre 20 e 49 anos que devem procurar as Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 16h. A vacina Tríplice Viral é distribuída gratuitamente nos postos de saúde e também imuniza contra a caxumba e a rubéola. Até os 29 anos é preciso tomar duas doses. Entre 30 e 59 anos, ela é ministrada em dose única. Na rotina, a vacina é aplicada até 59 anos. Os cidadãos devem apresentar o cartão de vacinação.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, em geral seca e irritativa, irritação ocular (sensibilidade à luz), corrimento do nariz, dores pelo corpo e manchas vermelhas na pele. Entre as complicações que a doença pode ocasionar, estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar um aborto ou um parto prematuro.
