A Comissão Processante da Câmara Municipal de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, realiza nesta quinta-feira (24), a primeira oitiva das testemunhas na ação que investiga o superfaturamento na compra de respiradores pelo Poder Executivo. Na primeira etapa, são colhidos os depoimentos das testemunhas de defesa do prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina.
Cerca de sete testemunhas deverão ser ouvidas ainda hoje. A expectativa sobre a oitiva das testemunhas é a presença do deputado estadual Nilton Bastos (PP) e do deputado federal Cacá Leão (PP). A Comissão Processante da Câmara é formada pelos vereador Fernando Calmon (PSD)- presidente Gerson Conceição (Podemos) e a vereadora Maria Rita (PP).
A investigação apura a aquisição de oito respiradores pela Secretaria Municipal de Saúde na pandemia do coronavírus no valor de R$ 1,4 milhão. Segundo a ação, cada equipamento foi adquirido valor unitário de R$ 175 mil. Por conta das irregularidades, a Câmara de Vereadores chegou afastar o prefeito por 90 dias do cargo. Um mandado de segurança concedido pela Vara Cível de Candeias manteve o prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina (PP) no cargo.