Os coordenadores das coligações dos candidatos a prefeito da cidade de Candeias, na região metropolitana de Salvador, se reuniram na tarde desta terça-feira (6) com a Justiça Eleitoral para definirem as diretrizes da campanha na pandemia do Coronavírus. O encontro aconteceu no Fórum Ivan Brandão.
No primeiro momento da reunião, foi feito o sorteio da ordem de entrada dos programas de rádios das emissoras locais. Foi decidido também os horários que cada coligação deve entregar o programa na emissora, com excessão da coligação “Para libertar Candeias”, do candidato Preto Oliveira, pertencente ao partido Democracia Cristã (DC). Por não ter representatividade na Câmara Federal, ele não terá programa de rádio.
Na segunda parte do encontro, foi apresentado os pontos estabelecidos na reunião virtual ocorrida nesta segunda-feira (5) que tratou das regras para as campanhas eleitorais na pandemia do Coronavírus. Tanto o juiz quanto o promotor proibiram a realização de caminhadas e comícios, no entanto, as coligações pediram que se permita ações políticas com até 100 pessoas. No entanto, o juiz deverá se pronunciar sobre o pedido.
Outro ponto polêmico foi em relação às carreatas. As coligações disputaram o último dia estabelecido por lei para a promoção de atos políticos que acontece até 8/11. Como não houve acordo, aconteceu um sorteio e a coligação “Agora é trabalho dobrado”, do atual prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina (PP) ficou com o último dia.
A Justiça Eleitoral proibiu que as carreatas sejam realizadas no Centro da cidade para evitar congestionamento, respeitando o protocolo de segurança com apenas duas pessoas por veículo. As três maiores coligações, Para Candeias Voltar a Brilhar, de Tonha Magalhães (DEM), Agora é trabalho dobrado, de Dr. Pitágoras (PP), Por uma Candeias mais justa e mais humana, de Sargento Francisco (PL) não poderão fazer carreata nos mesmos dias.