A Câmara de Vereadores de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, terá uma renovação de 46% por cento a partir de janeiro de 2021. Nomes considerados fortes e de tradição não obtiveram êxito nas eleições do último domingo (15). Os vereadores Anselmo Duarte (PP), Joyce Lima (REPUBLICANOS), Juscelino Silva (SD), Kikito Tourinho (PTB) e Claúdia Copque (DEM), não retornarão à Casa Legislativa.
Cláudia havia revelado que não buscaria à reeleição, apostaria no filho – Guibson Júnior – que também não obteve êxito nas urnas, contabilizou 288 votos. Com o resultado negativo, acaba a era Coutinho na Casa Legislativa, já que a família sempre obteve êxito nas eleições com Jibson Coutinho por cinco mandatos consecutivos e Claudia Copque com dois. No entanto, Guibson tem a juventude a seu favor, e poderá buscar a vaga em outras oportunidades.
Quem não pode dizer o mesmo sobre a juventude é Anselmo Duarte. O “Highlander” – como ele mesmo se denominava -, vai deixar a Câmara após 8 mandatos consecutivos. Anselmo obteve 457 votos, o equivalente a 3,42% dos votos válidos no município no último domingo (15). Fontes ligadas a Anselmo informaram ao nosso portal que a perda do mandato está aliada a inabilidade do presidente do partido no município, Ericson Gomes, na hora de arrumar a sigla. O PP não terá nenhum representante na Câmara no próximo ano.

Outra queda foi da vereadora Joyce Lima (Republicanos). Mesmo sendo atuante na cidade, Joyce teve 463 votos, o que representa 3,47% dos votos válidos. No caso de Joice a eleição era mais complicada por causa da debandada dos candidatos do partido no inicio da campanha. Com isso Joice teve que medir forças com o próprio colega de partido, o vereador e atual presidente da Câmara, Paulinho de Nalva.

Joyce manteve a votação, mas não foi suficiente. De acordo com informações de bastidores, outro aspecto que prejudicou a vereadora foi ter ficado neutra na reta final da campanha não pedindo voto casado para Dailton Filho ou Jailton Jajai. Paulinho levou a melhor.
Juscelino é outro que se despede do parlamento. Foi oposição durante a gestão do governo Jeferson Andrade, virou situação no inicio da era Jailton com direito a cargos e secretária, no entanto, num belo dia acordou sem secretaria e sem cargos na prefeitura. Automaticamente voltou a fazer oposição e apoiou Dailton Filho. Tentou disputar a vaga de vice contra o próprio presidente do partido, Amilton Pereira, mas foi engolido no processo. No último domingo obteve apenas 274 votos e perdeu às eleições.

Quem fecha a lista da despedida é o vereador Kikito Tourinho. Mesmo pertencendo ao partido do atual prefeito, Jailton Jajai, Kikito ficou no anonimato durante a campanha, esperando o resultado das eleições de domingo. Talvez o que ele não esperasse era o resultado negativo de apenas 376 votos e sua saída da Casa Legislativa. Kikito travou bons debates na Câmara, mas no período de campanha eleitoral já estava sendo pressionado a se posicionar. O mesmo utilizava o púlpito para se defender e falar que ninguém iria interferir em seu mandato. Tá fora.

No lugar dos que saíram entram a partir de janeiro de 2021 os seguintes eleitos: Jilvan Valadão, Mirlene Dourado, Michele Paz, André da Limpeza e Adailton do Suape.
