Foto-reprodução
Ex-presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia foi expulso do partido Democratas. A executiva nacional anunciou na noite de segunda-feira (14) a decisão. Em nota, a legenda disse que “a comissão nacional, à unanimidade de votos, deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado”. No texto, informam ainda que Maia teve direito a ampla defesa e que os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Dorinha.
Maia foi o parlamentar que mais tempo presidiu a Câmara dos Deputados, entre 2016 à 2021. No seu último ano, tentou articular a sucessão para eleger o deputado Baleia Rossi (PMDB). A ação, no entanto, foi frustrada quando a própria executiva do Democratas, liderada pelo presidente da legenda, ACM Neto, decidiu apoiar o candidato Arthur Lira (PP), ligado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Sem conseguir fazer seu sucessor, e se sentindo traído pela sigla, o deputado trocou farpas com o presidente nacional da legenda. Maia solicitou a Justiça Eleitoral a desfiliação do partido no dia 14 de maio.