Foto-Reprodução / TV Bahia
O uso de bombas para pescar peixes na Baía de Todos-os-Santos tem causado rachaduras nas paredes e problemas na estrutura da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Cidade Baixa, em Salvador. O local é considerado um dos patrimônios históricos e culturais da capital baiana.
A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem foi construída há mais 300 anos, no início do século 18. O local é bem preservado pela comunidade católica, no entanto, as explosões têm danificado parte dos equipamentos.
No teto da igreja, parte da lateral feita de madeira caiu. As paredes estão rachadas e as fissuras chegaram perto do altar. Por causa das rachaduras, as colunas precisaram ser escoradas por um ferro.
“O prejuízo é muito grande, porque lamentavelmente a gente está vendo a igreja se deteriorando. Um patrimônio secular que está se perdendo”, disse o militar reformado e membro da irmandade da paróquia, Anhamur Nascimento.
Na quarta -feira (6), moradores do bairro Monte Serrat denunciaram o uso de bombas para pesca de peixes na Baía de Todos-os-Santos. Dois vídeos gravados na terça (5) mostram flagrantes.
Nas imagens, dois homens em um barco, aparecem jogando bomba no mar, na praia de Pedra Furada, em Monte Serrat.
Fonte: G1