Foto- Divulgação/ Wallon
Com o intuito de promover o aprendizado prático alinhado ao conhecimento teórico das relações internacionais e da política internacional, o Centro Educacional Wallon, na cidade de Madre de Deus, distante 63 km, de Salvador, realizou nos dias, 06 e 07, deste mês, a simulação da Assembleia da ONU – também conhecido como MUN, do inglês Model United Nations, modelos das Nações Unidas ou simplesmente, simulação.
A iniciativa configura-se como um projeto pedagógico que tem como público alvo os alunos do Ensino Médio. O encontro ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores do município.
De acordo com a Diretora Pedagógica Leila Lima, “neste evento, os estudantes realizaram uma simulação das delegações dos países que compõem as Nações Unidas. Nela, os participantes atuam como diplomatas, delegados e/ou jornalistas tendo como objetivo final o debate e a resolução da problemática proposta incialmente a cada comitê. Com isso espera-se uma simulação que espelhe as reais posições políticas das nações envolvidas”.
“A execução dessa atividade é uma das ações promovidas pela parceria entre o Centro Educacional Wallon e a Rede PEA UNESCO (Ano em que concorremos ao selo de Certificação). As simulações são uma alternativa para o desenvolvimento de competências como práticas parlamentares, oratória, debate, negociação e escrita, bem como o estímulo do pensamento crítico, liderança e cooperação. Além de dar espaço para que o aluno tenha compreensão de situações complexas, também incita o respeito e a empatia em relação a outros povos’ ‘afirma Leila.
Para o professor Tiago Matos, um dos participantes do evento e secretário geral da Mesa da Assembleia, o evento “é uma oportunidade de preparar os estudantes para os desafios do futuro, para o exercício de uma cidadania global e para o respeito aos direitos humanos, além de auxiliá-los na definição de seus projetos de vida”.
Para Coordenadora Pedagógica Lídia Leiva, “a magnitude do evento está amparada em alunos dedicados, esforçados e que entendem a proposta do que é ser Wallon. Este, portanto, é um dos principais perfis do Centro Educacional Wallon, promover um ensino prático, integrado às competências e habilidades que nortearão os wallonianos para a sua caminhada presente/futuro. Somos uma escola com visão 360º, antenados com o que existe de mais atualizado e que integra a valorização do aluno em todas as suas dimensões”.
Segundo a aluna Sterphane Azevedo do 2º ano do Ensino Médio o Projeto Wallon Conference foi bem planejado, estruturado e isso vai nos ajudar muito no futuro. ”Amei participar desse momento e que venham muitas oficinas para poder despertar o potencial e conhecimento de cada aluno”.
Fonte: Wallon