Em reunião realizada na manhã de sexta-feira (22), foi apresentada a nova diretoria da Fundação FABAMED, que administra o Hospital Municipal, Dr. Eduardo Ribeiro Baiana, em Madre de Deus, Região Metropolitana de Salvador, durante 90 dias, obedecendo um contrato emergencial. O encontro aconteceu na unidade de saúde, com os vereadores do município, onde o Presidente da FABAMED, José Rodrigues, passou todo o levantamento de custos e o que está sendo realizado.
‘” O objetivo desse encontro foi para reunir os vereadores que são os fiscalizadores do serviço público e dizer que a Fundação não é um Instituto, mais somos regidos pelo Ministério Público, que fiscaliza nossas contas, nomes e atos de toda a diretoria e mostrar para eles o quantitativos de contratos que temos espalhados pela Bahia. Encontramos alguns problemas de sucateamento nas instalações, a exemplo da lavanderia que se gastava 28 mil reais para lavar roupa e a lavanderia com 4 mil a gente concertou, onde gastaremos agora menos de 10 mil com lavagem de roupa. Tinha uma ambulância parada a seis meses, já botamos pra rodar, dentre várias situações que encontramos na unidade de saúde e que serão corridas”.
Perguntado sobre a falta de médicos e atraso de salários dos profissionais, José Rodrigues, disse que essa problemática ocorreu não só em Madre de Deus, mas em outras cidades, a exemplo de São Francisco do Conde, Simões Filho e Seabra na Chapada Diamantina, por conta de empresas que fazem contratos com esses municípios e que não são fiscalizadas por nenhum órgão de controle, causando transtornos a população. Mas que a Fundação Fabamed, cumprirá rigorosamente com seus compromissos.
Para a vereadora da base do prefeito Dailton Filho, Mirlene Dourado (Solidariedade), é muito importante essas informações passadas pela Fundação Fabamed.”Parabenizo a Fundação, por demostrar transparência para com nós vereadores que somos fiscalizadores do setor público, onde nunca houve aqui em Madre de Deus, àlgum desse tipo. Sabemos que a situação da saúde não está sendo fácil de lidar, onde tivemos algumas empresas que passaram por aqui, causando problemas e a cidade ficou com fama de caloteira. Mais, acredito que com a FABAMAD as coisas vão tomar um rumo diferente. Peso tranquilidade a nossa população e que em breve, tenhamos uma saúde bem melhor para todos nós”.
De acordo com o vereador de oposição, Adailton do Suape (PCdoB), que também participou do encontro, se for levado em conta tudo que foi dito durante a reunião, a sensação é que as coisas venham se ajustar em breve.” Cobrei a questão da diminuição de salário, insalubridade e adicional noturno que foram deixados de pagar, mais o diretor chefe se colocou a disposição, onde estava entrado no hospital através de um contrato de emergência e que tudo isso seria regularizado em breve. Vejo a chegada da Fundação FABAMED, como um sinal positivo para acabar com os calotes e consequentemente termos uma saúde de ótima qualidade para a população de Madre de Deus”.
Participaram também da reunião os vereadores, Val Peças, André da Limpeza, Jodiane de Jajai e o presidente da Câmara, Paulinho de Nalva.