Na tarde desta terça-feira (16), o médico Dr. Roberto Santos, morador de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador esteve na Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), para solicitar o deslocamento da Unidade Móvel que oferta exames de mamografia para o município.
Apesar da campanha do outubro rosa ter passado se faz necessário o cuidado permanente da mulher em combate ao câncer de mama. Estimativa do Instituto Nacional do Cancer (INCA), apontam que em 2021 serão detectados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no país.
“A principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos. O rastreio é necessário para descobrir precocemente e evitar os procedimentos invasivos (cirurgia de retirada da mama por completo) ou ainda evitar tratamentos como a quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida desses pacientes e reduzindo a mortalidade”, explicou.
Na oportunidade, o médico estava acompanhando pelo deputado estadual Euclides Fernandes, que foram recebidos pela secretária de Estado Tereza Paim e sua equipe técnica. De acordo com Paim, o ônibus estará no município ainda este ano.” De fato, Madre de Deus não estava na programação de ter Unidade Móvel para a realização de mamografias, mais com o pedido protocolado por Dr. Roberto Santos, o município entra na agenda”, garantiu a secretária.
Segue protocolo em anexo
Trabalho filantrópico
Dr. Roberto Santos é o idealizador do projeto “Saúde da Família” que funciona há 4 anos em Madre de Deus, projeto esse que faz atendimento voluntário não só clínico mas com outras especialidades.