A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vereadores de Madre de Deus, juntamente com o Conselho Municipal de Madre de Deus (CME), Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Sindicato dos Professores (APLB) e representantes de diversos segmentos, realizaram, nesta terça-feira (28), a Audiência Pública para Avaliação e discussão da volta às aulas no contexto de pandemia.
O evento aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores, sendo presidida pela Comissão de Educação, composta pelos vereadores, Marden Lessa (PSB), Melquisedec Santana (Solidariedade) e Adailton do Suape (PCdoB).
O encontro foi transmitido pelo Youtube, na página oficial do legislativo e discutiu a seguinte pauta: Volta às aulas presenciais da rede municipal de ensino; O Protocolo com as Regras de segurança para a prevenção do Covid-19; Merenda escolar e Educação em Tempo Integral no contexto da Pandemia.
A professora Noelma Santos, presidente do Conselho Municipal de Educação, de Madre de Deus, em análise do importante e histórico momento instaurado pela Audiência Pública, revelou que o mesmo transcorreu conforme o esperado, trazendo resultados positivos para todos os envolvidos.
“Nós, do Conselho Municipal, recebemos os documentos de reorganização da rede para o próximo ano, calendário escolar, bem como a portaria de matrícula. Nosso próximo passo, será a realização de uma Assembleia Extraordinária, aberta ao público, em que será analisada, de forma minuciosa, a referida documentação e, abraçando a proposta trazida pela Seduc (com as devidas ressalvas e ajustes), para o ano letivo de 2022, buscaremos a promoção de uma educação de qualidade para a cidade de Madre de Deus”.
A presidente disse ainda que é favorável ao Tempo integral nas escolas, cita o exemplo da Escola Park aqui na Bahia e outras instituições que já trabalham com o tempo escolar estendido e salienta que, em Madre de Deus, não têm escolas que possam abrigar o Tempo Integral a contento, devido a elementos estruturais, recursos humanos e equipamentos inexistentes até o memento.
Segundo ela, mesmo com as adaptações anteriormente realizadas nas escolas, ainda há unidades escolares que não têm refeitórios; bibliotecas; laboratórios de informática, de artes, de ciências; quadras e parques recreativos cobertos; espaço para que os alunos consigam desenvolver outras atividades regulares e possam descansar após o almoço. “Acredito que o Prefeito e a Secretária de Educação não pouparão esforços para realizar as intervenções necessárias nas estruturas das escolas para o ano letivo de 2022.”
Para a Secretária Municipal de Educação, Rita Matos, o ano de 2021 foi de desafios, iniciando com a implantação de sites em todas as escolas e confecção de módulos para os alunos que não tem acesso a rede e as tecnologias implementadas.
A SEDUC investiu na compra de uma plataforma voltada para a educação fundamental, na qual todos os alunos foram cadastrados com login e senha pessoal e intransferível, que vai acompanhar o acesso dos mesmos a este bem tecnológico e as demais ferramentas, durante o ano letivo de 2022.
Ela afirma, ainda, que foi formada uma equipe pedagógica de referência na Seduc, que acompanhou os trabalhos dos professores e coordenadores, dando suporte a esses profissionais, mesmo a distância. Como resultado positivo, a secretária, afirma que foi possível concluir e validar o ano letivo dentro do período previsto em Lei. ” Existe um estudo e preocupação com o início do ano letivo, previsto para o dia 07 de março, diante do momento pandêmico e dificuldades orçamentárias para realização de reformas nas escolas em 2022″.
” Sigo confiante de que na primeira, ou segunda semana de janeiro, as reformas nas escolas sejam iniciadas nas unidades escolares, que sofrem há 16 anos, sem uma melhoria estrutural. A proposta das Seduc, é realizar algumas adaptações de forma gradativa”, concluiu Rita Matos.
Participaram também da Audiência Pública, vereadores, lideranças do governo, Professor Adailton, dirigente da APLB/ Madre de Deus, professores, diretores, coordenadores, assessores de gabinete, líderes comunitários e representantes da sociedade civil.