Moradores de comunidades isoladas pelas chuvas nos municípios de Wanderley, Angical, Cotegipe e Tabocas, na região oeste da Bahia, ainda aguardam o restabelecimento dos acessos por rodovias, além de água potável, alimentos e medicamentos.
Informações atualizadas, na sexta-feira ( 7 ), pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), apontam 26.534 desabrigados e 61.551 desalojados no estado. Ao todo, 164 municípios estão com decreto estadual de emergência reconhecido. A Bahia, que soma 26 mortos pelas chuvas desde dezembro de 2021, tem ainda dois desaparecidos e 520 feridos, atingindo 850.325 pessoas.
Na região oeste, existe ainda a preocupação com as chuvas esperadas para este final de semana, segundo previsão do Instituto Climatempo e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A região engloba os municípios da bacia do Rio Grande, um dos principais tributários do São Francisco.
A ajuda está chegando principalmente por barcos e helicóptero com apoio do Batalhão Aéreo da PM do Distrito Federal. Equipes do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, com sede em Barreiras, atenderam nos últimos dias comunidades como Goiabeiras, em Wanderley. Também moradores de Tapera, em Cotegipe, receberam socorro aéreo com o transporte de profissionais de saúde e resgate de uma idosa.