Foto_Redes sociais
O humorista Ivanildo Gomes Nogueira, o Batoré, morreu nesta segunda-feira (10), aos 61 anos. O artista enfrentava um câncer e fez carreira com o personagem no humorístico A Praça é Nossa, exibido semanalmente pelo SBT.
“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lamenta informar que o paciente Ivanildo Gomes Nogueira, o Batoré, faleceu nesta segunda-feira (10) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pirituba [zona norte de SP]. Os devidos esclarecimentos médicos foram repassados à família”
Em entrevista ao Domingo Espetacular, realizada em 2020, Ivanildo explicou a origem do nome Batoré, seu principal personagem: “Era viciado em ler gibis. Então, peguei o ‘Ba’ de Batman, ‘To’ do Thor e ‘Ré’ de ‘rédiculo’, aí ficou Batoré. Depois de três anos e meio, quando o personagem estava estourado, aí fui me lembrar que batoré é a forma como chamamos os baixinhos no Nordeste”.
Na década de 1990, o personagem conquistou êxito durante a participação no programa comandado por Carlos Alberto de Nóbrega. Em 2003, Nogueira foi demitido da atração e ficou sem falar com o apresentador durante 15 anos.
Ao longo da sua trajetória, o artista também esteve presente na política. Ele foi vereador de Mauá, na Grande São Paulo, pelo Partido Progressistas.