O Taleban libertou, nesta quarta-feira (2), dois jornalistas afegãos da emissora privada Ariana News TV que haviam sido detidos um dia antes, sem justificativa oficial, pelo grupo radical que governa Afeganistão desde agosto de 2015. As informações são da rede Gandhara.
“Finalmente o TB [Taleban] libertou Aslam Ejab e Waris Hasrat. Eles ficaram detidos pelo TB por duas noites”, disse Sharif Hassanyar, chefe da Ariana News, em sua conta no Twitter.
Os dois jornalistas foram detidos por membros do Taleban em frente ao prédio da emissora, na segunda-feira (31). Desde então, o governo talibã não havia dado qualquer explicação para a detenção. Sequer havia confirmação oficial de que haviam sido detidos.
Um dia antes das detenções, um convidado de um programa da emissora havia criticado o regime talibã durante um debate ao vivo. Hasrat é âncora e produtor do programa em questão, enquanto Ejab cobre economia na Ariana News.
A libertação da dupla ocorreu em meio à pressão de grupos de direitos humanos. A ONG afegã Free Speech Hub foi uma das primeiras instituições a se manifestar, instando o governo talibã a “libertar imediatamente os jornalistas detidos e não suprimir a liberdade de expressão no Afeganistão”, de acordo com o site La Prensa Latina.
Fonte: A Referência