Foto: Alberto Maraux/SSP-BA
A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) contabilizou, até o momento, cinco pessoas mortas e outras 18 ficaram feridas, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. O número de homicídios no motim – ocasionado por tentativa de fuga seguida de briga entre internos, no domingo (20) –, contudo, pode aumentar nas próximas horas.
O Coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital, Ivan Paiva disse que, ao todo, 23 pessoas ficaram feridas. Entre as vítimas, pontua o médico, há “alguns casos bem graves, que podem evoluir à morte”.
Ivan, disse ainda que nove detentos foram socorridos para o Hospital Geral do Estado (HGE), dois para o Hospital do Subúrbio, sete para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, e outros cinco seguiram no complexo penitenciário – estes, com ferimentos de menor complexidade, não entraram no balanço divulgado pela SSP-BA.
Ao menos 12 detentos foram atingidos por disparos de arma de fogo. “Mais dois, por arma branca, além daqueles que despencaram de certa altura”, informa o médico ao Metro1. A rebelião foi registrada por volta das 15h45, segundo o boletim de ocorrências da SSP-BA.