Foto-reprodução
Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Opnus, encomendada pela Rádio Salvador FM, mostra o cenário eleitoral para o Governo da Bahia e o Senado na eleição de 2022. Este foi o primeiro levantamento realizado desde a apresentação de Jerônimo Rodrigues como pré-candidato do PT à gestão estadual.
No primeiro cenário, o pré-candidato do União Brasil, ACM Neto, aparece com 65% das intenções de votos. O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), vem na segunda posição com 8%. Jerônimo, por sua vez, fica na terceira posição com 6%. Kleber Rosa (Psol) com 1%. Brancos e nulos somam 6% e não sabem/não responderam, 14%.
Em um segundo cenário, onde foram avaliados os apoios, ACM Neto com o apoio de Ciro Gomes (PDT) apresenta 41% das intenções de votos. Jerônimo Rodrigues, com apoio do ex-presidente Lula e do atual governador Rui Costa (PT), aparece com 33%. Já João Roma (sem partido) com apoio de Jair Bolsonaro (PL) tem 14%; Kleber Rosa (Psol) com apoio de Guilherme Boulos (Psol) soma 1%. Brancos e nulos somam 4% e não sabem ou não responderam foram 7%.
Na pesquisa espontânea, onde não se apresentam os nomes dos possíveis candidatos, quase metade dos eleitores ainda não tem preferência: 46% declararam que não sabem em quem votar para governador. ACM Neto aparece em primeiro lugar, com 29% das intenções de voto. Em segundo lugar, o governador Rui Costa (que não é candidato), com 9%. João Roma, por sua vez tem 4%. Jaques Wagner (que também já declarou que não será candidato) possui 3% e Jerônimo Rodrigues tem 2%. Outros candidatos somam 3%, brancos ou nulos são 4%.
O mais rejeitado pelos entrevistados é Kleber Rosa (Psol) com 34%, seguido por João Roma (sem partido) com 33%. Jerônimo Rodrigues tem 28% de rejeição, enquanto ACM Neto possui 20%.
O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 16 e 18 de março. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-097/2022.
Fonte: Tribuna da Bahia