A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um alerta para identificação de uma bactéria, resistente ao uso de antibióticos em três hospitais de Salvador. A bactéria foi identificada entre janeiro e março deste ano.
Os nomes das unidades de saúde não foram revelados e também não se sabe se os hospitais pertencem à rede pública ou privada da capital baiana. O risco de infecção existe apenas para pacientes internados ou profissionais que trabalham nas unidades de saúde.
Segundo especialistas, a maior preocupação é com pacientes internados que estejam com imunidade baixa. Além do alerta, o Núcleo Estadual de Controle de Infecção da secretaria emitiu uma nota técnica onde traz detalhes de uma série de medidas para evitar a contaminação.
A higienização das mãos, limpeza e desinfecção do ambiente com produtos à base de hipoclorito e álcool à (70%), além de manter pacientes infectados em isolamento dos demais e uma equipe exclusiva para atendê-los, estão entre as medidas de controle necessárias.
Ainda de acordo a nota, todos os casos suspeitos ou confirmados devem ser notificados ao Núcleo Estadual de Controle de Infecção. O documento informa também que a pandemia pode ter criado ambiente para a utilização indiscriminada de antibióticos que permitem o surgimento de organismos super-resistentes.