A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar aos estados e municípios o uso de máscara devido o aumento de casos da covid-19.
Em nota divulgada no sábado (12), a pasta alerta para a circulação da subvariante da ômicron BQ.1, e alertou para o reforço da higienização, principalmente de pessoas do grupo de risco, como imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, usou as redes sociais no sábado para pedir que a população tome a 1ª dose de reforço. “Quero lembrar também que mais de 69 milhões de brasileiros não tomaram a primeira dose de reforço contra a Covid-19. Já 32,8 milhões de pessoas poderiam ter recebido a segunda dose de reforço contra a doença, mas ainda não se vacinaram,” escreveu Queiroga.
Confira as recomendações do Ministério da Saúde:
– A higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão;
– Uso de máscaras de proteção facial: principalmente por indivíduos com fatores de risco; pessoas que tiveram contato com casos confirmados; pessoas em situações de maior risco de contaminação como locais fechados e mal ventilados, locais com
aglomeração e serviços de saúde;
– Isolamento de casos suspeitos e confirmados para covid-19