A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira (8) um plano para combater o uso de decodificadores clandestinos como a TV Box. No anúncio, eles informaram que retiraram de circulação do mercado mais de 1,4 milhão do equipamento pirata, conhecido como “gatonet”.
No plano para combater a pirataria, seis etapas foram anunciadas. A primeira é a denúncia dos aparelhos, dos endereços que serão bloqueados, depois a análise. Na terceira etapa, se assegura que o usuário não tenha alteração em serviços legítimos, na quarta, o bloqueio ocorre e por fim, o grupo técnico cumpre e avalia o bloqueio pelas prestadoras de serviço de internet.
A fiscalização observou a oferta desse tipo de produto pirata na internet e em feiras populares. De acordo com a Anatel, há cerca de 5 milhões a 7 milhões desses aparelhos no país.
Carlos Baigorri, presidente da Anatel, explicou que ao comprar um aparelho do tipo, o usuário “coloca um inimigo em casa”. “Se você conecta no wi-fi da sua casa e o seu celular também, todas as informações que passam pelo celular, ele tem capacidade de capturar e roubar”, alertou.